Sophie Charlotte posa sexy com novo corte de cabelo e batom escuro (Foto: Instagram / Reprodução)

Sophie Charlotte fez, recentemente, uma grande mudança visual: cortou o cabelo no estilo joãozinho e escureceu os fios. No entanto, as madeixas curtinhas também dão trabalho e precisam de atenção especial. Segundo o hair stylist Márcio Mello, do salão Éclat, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, todo mês o cabelo vai precisar de manutenção.

– Esse tipo de cabelo perde o corte com muita facilidade, os fios vão crescendo e ficam mais volumosos – explica.

Ir ao salão mensalmente ou no máximo em um mês e meio é fundamental para que os fios não fiquem desestruturados e com cara de desleixo.

Anne Hathaway
Anne Hathaway Foto: MIKE BLAKE / REUTERS

Já a coloração deve acompanhar o ritmo do corte, caso contrário o cabelo ficará bicolor. A dica do especialista Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, no Leblon, é investir em luzes, que necessitam de retoques menos frequentes. No entanto, ele faz uma ressalva:

– As luzes não servem para cobrir cabelos brancos, apenas dão uma ilusão que escondem os grisalhos – afirma o especialista.

Emma Watson
Emma Watson Foto: Instagram / Reprodução

O cabelo curto tende a parecer mais oleoso que os compridos, principalmente para quem já sofre com a oleosidade, isso acontece porque o condicionar é praticamente aplicado no couro cabeludo.

– O resultado é o aumento da oleosidade. Caso os fios estejam muito embaraçados, use uma quantidade bem pequena, quase insignificante, e só nas pontinhas – alerta Sonia Nesi.

Para evitar o problema, a hair sylist do Studio de Beleza Sonia Nesi, recomenda que as madeixas sejam lavadas, no máximo, em dias alternados e com xampu específico.

– A dica que dou para minhas clientes é lavar os fios com água de morna para fria, que ajuda a reduzir a oleosidade.

Rihanna
Rihanna Foto: ROBYN BECK / AFP

Como o condicionador deve ser evitado, é indispensável o uso de um bom finalizador.

– A vantagem desses produtos é que existem opções que não vão deixar a raiz tão oleosa. Sempre recomendo o uso de pomadas de finalização seca para os fios mais lisos e um mousse para os cabelos ondulados – explica a terapeuta capilar Lela Athanásio, do Crystal Hair Ipanema.

Todo cabelo precisa de uma boa hidratação, de pelo menos 15 em 15 dias. Os curtinhos necessitam de cuidados especiais para evitar o ressecamento.

– Evite produtos hidratantes que contenham silicone, pois vão aumentar ainda mais a oleosidade dos fios – garante Edy Clemente, hair stylist do Werner Coiffeur Botafogo.