Quantas vezes você já tentou fazer em casa aquela hidratação ou aquele retoque químico nos cabelos e, definitivamente, o resultado não chegou nem perto do conseguido no salão? Muitas, não é? Um dos segredos para esse efeito tão visível conseguido por profissionais é simples: usar um bom xampu anti-resíduos antes de qualquer procedimento.

Para o colorista Anderson Couto, do Salão Majestic, no Rio de Janeiro, o anti-resíduos é um xampu de limpeza profunda. Ou seja, maximiza o efeito de qualquer procedimento ou química. “É um xampu com pH mais alto. Ele abre as escamas do cabelo. Por isso, o cabelo absorve melhor as vitaminas e proteínas”, explica.

Esse tipo de produto deve ser usado, pelo menos, uma vez na semana por pessoas que tenham cabelos extremamente oleosos ou que ficam em ambientes engordurados, como em restaurantes, lanchonetes e cozinhas.”Todas as mulheres podem usar, mas é recomendado para cabelos super oleosos, quando a raiz estiver muito oleosa”, ensina o profissional. “Minha contra-indicação é para quem tem os cabelos muito ressecados, pois perdem o brilho”, completa.

Anderson diz que não há um prazo determinado para o uso do xampu. “Pode usar por tempo indeterminado. Só recomendo usar no máximo duas vezes por semana, porque faz a cor desbotar mais rápido, principalmente nos cabelos vermelhos e cobres”, esclarece.

Matéria feita para o Extra.