Celso Bernini tem aquele jeitão na dele, meio calado e tímido. Nascido em São Paulo e criado em Tatuí, no interior do estado, o ator atualmente interpreta Bira, o garçom de “Morde & Assopra”, novela das 19h da TV Globo. Em conversa descontraída com o TE CONTEI, o rapaz comentou sobre a construção e o cuidado com seu personagem, revelou sua paixão pela gastronomia e ainda falou sobre o namoro com a atriz Rayana Carvalho, a vilã Pilar da novela “Rebelde”, da Record.

Celso, de 28 anos, conta como entrou para o elenco da novela de Walcyr Carrasco. “Fiz dois testes para personagens distintos. Não tinha teste específico. Poderia entrar até em outro personagem”, relembra. O ator foi descobrindo aos poucos como iria compor Bira. “No início não tinha muita coisa concreta e palpável. Durante o decorrer da novela fui criando [o personagem]. A única coisa que eu sabia é que ele trabalhava no hotel e que ia se envolver com a prima da Júlia (Adriana Esteves)”.

E o ator já chegou fazendo bonito em cena. Nos primeiros capítulos de “Morde & Assopra” Celso já mostrou habilidade com a bandeja. A causa disso não seria nenhuma preparação, garante o ator, que já foi questionado diversas vezes se tinha feito curso para garçom. “Minha família é de Tatuí, onde temos um restaurante. De tanto ir para lá visitar a família acabava ajudando no restaurante. Acabei criando o costume de carregar bandeja e pratos”, explica.


Lucinha (Maytê Piragibe) e Baratío (Celso Bernini) em ‘O Beijo do Vampiro’, novela da TV Globo (TV Globo/João Miguel Júnior)

Para compor o resto do Bira, Celso também não teve grandes dificuldades – já que a produção o ajuda dando várias dicas. “Como o Bira foi efetivado, passo a maior parte do tempo na recepção. As pessoas que trabalham para a novela me dão toques de como atender ao telefone, como devo me sentar e a rotina básica do hotel”.

Celso tem o maior carinho com o cabelo do personagem, seu toque pessoal. “O cabelo para trás fui eu que dei. A produção, de certa forma, me deixou livre para compor o visual. Como gosto do ator Al Pacino, comecei a colocar o cabelo para trás depois que saía do banho. Comecei de brincadeira e acabou ficando”, conta, rindo. Já as roupas sociais de Bira não fazem muito o estilo do rapaz, que prefere vestir com o que se sente bem. “Gravata e social só coloco em ocasiões que pedem. Tenho calça social, mas, de repente, coloco com um tênis”.

O papo com o ator começa a ficar mais saboroso quando o assunto passa a ser a sua paixão pela gastronomia, uma arte que o deixa relaxado. “Sou fã de cozinha. Adoro cozinhar!”, afirma. Ele garante que sabe preparar um bom prato de frutos do mar: “Consigo dar um tempero gostoso. Faço com muito prazer”. Sua alimentação não podia ser outra: comidas naturais. “Como muita proteína e salada. Evito mesmo comer gordura. Não como carne de porco. Vou em um bom restaurante japonês e adoro comida tailandesa”, detalha. Mas, como um bom italiano, não dispensa um prato de massa. “De preferência ao alho e óleo com filé de frango”, revela.


Celso Bernini caracterizado com seu personagem Bira (TV Globo)

Durante a trama, rola um clima romântico entre seu personagem e Márcia (Aline Peixoto), que gosta de Guilherme (Klebber Toledo). Quando perguntado se já viveu algo parecido, ele responde que não. “Nunca tive uma experiência dessas, mas sou a favor do amar, sempre. Sou a favor do amor correspondido, com leveza e não o compulsivo”. Porém, durante sua juventude, o paulista revela que já teve um amor platônico na escola. “A gente sente medo de levar um não”.

Mesmo Bira sendo tímido e por estar em um local de trabalho e não conseguir chegar em Márcia, Celso torce muito para que seu personagem acabe com a mocinha. “Eu, Celso, adoraria que o Bira chegasse nela. Agora só preciso saber e esperar para que o autor escreva o resto da novela”.

Mas, para o desencanto das moças solteiras, o rapaz está muito bem com a atriz Rayana Carvalho, a vilã Pilar da novela “Rebelde”, da Record. Entre idas e vindas, o casal está junto há dois anos. Eles se conheceram durante as gravações de “Água na Boca”, da Band. “Ela é minha companheira, estamos sempre juntos, mas moramos em apartamentos separados”, conta.

'Adoro cozinhar', revela Celso Bernini, o garçom Bira de 'Morde   Assopra'   TeContei

Matéria feita para o Te Contei.