O que é e como funciona o Google Glass

O Google Glass ou em português Óculos do Google é um esforço do Google para desenvolver um óculo de realidade aumentada. Basicamente é um óculos que visa exibir informações na pequena tela de vidro do óculos como se fosse um celular, deixando assim suas mãos livres. Ele será comandado por comados de voz ou gestos que você poderá fazer com os dedos na lateral do óculos.

O óculos do Google irá interagir com a internet através de um celular conectado a internet e utilizará o sistema Android.

O projeto é minimalista, como em muitos outros projetos do Google, basicamente será uma armação de óculos e uma pequena tela de vidro aonde as informações serão projetadas.

Qual o preço do Google Glass?

Segundo especulações, o Óculos do Google será comercializado por U$1.500,00, porém, nesta fase inicial estará disponível apenas para desenvolvedores no Google I/O e devem chegar ao mercado no início de 2013. Já para consumidores finais apenas no final do mesmo ano. Ainda não há valores definidos para o Brasil, mas poderá vir por pouco mais de R$3.000,00. Segundo alguns especialistas do mercado, o óculos será comercializado por mais de R$5.000,00.

Lançamento do Google Glass

O jornal americano The New York Times relatou que os óculos estariam disponíveis para venda no início de 2013, mesma data que seria disponibilizado para desenvolvedores. Contudo, não era uma data oficial e eles não foram disponibilizados para o mercado. Segundo o próprio Google, o produto estaria disponível ao mercado no final de 2013.

Algumas funcionalidades do Google Glass

  • Apenas conexão Wi-fi. Dependerá sempre de um celular ou uma conexão Wi-fi para se conectar a Internet. Não descartam a possibilidade de uma nova série com espaço para conexão 3G/4G;
  • Contará com espaço de armazenamento para fotos e vídeos, mas a ideia é ter quase tudo transmitido ao vivo para a web. “Ao vivo, agora!” a natureza do Google Glass que pretende empurrar como fator de diferenciação;
  • Pequeno touchpad na lateral direta;
  • Reconhecimento por voz;
  • Poderá ser controlado por um smartphone (com conexão por cabo);
  • Acelerômetro e um giroscópio, permitindo que usuários interajam com o óculos apenas balançando a cabeça;
  • Disparo automático de foto a cada 10 segundos;
  • A bateria está localizada atrás da orelha direita. Não foram divulgadas a duração da bateria.

Realidade aumentada é uma ideia nova do Google Glass?

Embora a realidade aumentada não seja uma ideia nova do time do Google, o projeto tem chamado atenção de todos os veículos de comunicação, sites e blogs por ser totalmente inovador. Se até então a realidade aumentada era usada somente em celulares ou computadores, agora poderá ser utilizada numa simples armação de óculos, como os seus óculos de grau ou de sol.

Além disso, o Google Glass é totalmente diferente daqueles óculos gigantes que algumas empresas tentaram vender por anos.

Como o mercado avalia o Óculos do Google?

Como para qualquer produto ou marca, há sempre um grupo de pessoas que já criaram paródias e jogam suas críticas ao produto, informam que você será bombardeado por publicidade em seus óculos. Porém, o Google informou que não irá veicular publicidade no produto.

Em novembro de 2012 o Google Glass recebeu o reconhecimento da revista Time como uma das melhores invenções do ano de 2012.

Quem são os competidores do Google Glass?

O Google surpreendeu a indústria de tecnologia quando revelou seus planos para vender o Google Glass. Mas algumas empresas menos conhecidas já vendem produtos semelhantes por algum tempo.

O principal concorrente do Google é o Vuzix, com um nome menos cativante se apresenta ao mercado como Vuzix Smart Glasses M100. Contém um microfone, fone de ouvido, câmera, sensores de movimento e GPS. Apesar de não rodar, o seu hardware permite rodar o Android. Ainda possui Bluetooth e Wi-fi para que seja ligado a um celular. O dispositivo concorrente possui uma pequena tela posicionada na visão periférica do usuário, diferente do Óculos do Google. Sua tela seria o equivalente a um celular de 4 polegadas.

Outras empresas como A Apple também está na jogada e teria entrada com um pedido de patente nos Estados Unidos em 2006, muito antes do Google, para um produto similar ao Google Glass e ao Vuzix. A Microsoft e a Olympus também já relataram que estão trabalhando em um projeto semelhante.

Qual o problema tanto do Google Glass e do Vuzix?

Nenhum dos dois óculos irá atender a uma expectativa do público: exibir direções como um GPS faz. O que foi divulgado de forma enganosa ao público no vídeo de lançamento. Confira o vídeo de lançamento do Google Glass abaixo:

Abaixo um vídeo bem humorado do que pode acontecer realmente com você usando o Google Glass.