Orgulho Gay de Amsterdã acontece de 26 de julho a 3 de agosto

Orgulho Gay de Amsterdã acontece de 26 de julho a 3 de agosto

Amsterdã se transforma na capital do amor e da alegria durante a Amsterdam Gay Pride, maior evento da Holanda dedicado à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), que ocorre de 26 de julho a 3 de agosto. Na programação, arte, esporte, cultura e, claro, festas indoor e outdoor, como a tradicional Parada do Canal.

O desfile pelos canais, aliás, é o ponto alto do festival, marcado para 2 de agosto. Cerca de 500 mil espectadores festejam e se encantam com as inúmeras embarcações decoradas – e lotadas – que passeiam pelo cartão-postal da cidade.

Outras atividades de destaque são as sessões de cinema ao ar livre na praça Nieuwmarkt; o coquetel no tradicional Prik, constantemente votado como melhor bar gay do país, com direito a música eletrônica, petiscos e drinks; e a Pride Drag Queen Olympics, no Homomonument, com corrida de salto alto, vôlei de praia e campeonato de bambolê.

O objetivo principal do evento é a visibilidade da diversidade. Os três princípios básicos por trás do Gay Pride são: todo mundo pode se orgulhar de si mesmo, independentemente de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero; a diversidade é um dom; e a orientação sexual ou identidade de gênero não é uma escolha, mas um fato natural.

amsterdam-gay-pride2013-02

Mais informações: www.amsterdamgaypride.nl
Prik bar: www.prikamsterdam.nl
Pride Drag Queen Olympics: www.dragqueenolympics.nl

Holanda Progressiva
A cena gay em Amsterdã é uma das maiores da Europa, com mais de cem bares, clubes, saunas, lojas e hotéis para esse público. A capital do país também exibe um monumento dedicado aos gays: o Homomonument, que consiste em três triângulos rosas e é um memorial a todos os homens e mulheres homossexuais que lutaram por sua liberdade e seus direitos.

Saiba mais sobre os melhores points gays:
www.gayamsterdam.nl e www.amsterdam4gays.com

Share