Veja 6 dicas para proteger os olhos durante o verão

Veja 6 dicas para proteger os olhos durante o verão

O clima mais quente é convidativo para momentos de lazer ao ar livre, em praias, parques e piscinas, que aumentam a exposição do corpo aos raios solares ultravioletas. Para garantir que a diversão seja saudável é de suma importância proteger não só a pele com protetor solar, mas também os olhos.

“A exposição ao sol, os banhos de mar ou na piscina – com contato com os produtos químicos, como o cloro – são outros fatores que irritam os olhos e predispõem a conjuntivites ou inflamações oculares”, alerta a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella. Segundo a médica, a falta de cuidados pode contribuir para doenças degenerações da retina e catarata ou até mesmo para a perda de visão.

Confira as dicas da Dra Marcia para a proteção para os olho para a estação mais quente do ano:

  • Proteção contra os raios UV não devem acontecer apenas na praia ou na piscina, já que queimaduras nos olhos podem surgir após quaisquer atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola. Por esta razão, o ideal é usar óculos com lentes com fator de proteção para a radiação ultravioleta em qualquer ambiente externo. Nessas situações, é possível usar óculos de sol ou de grau com lentes com fator de proteção 100% para raios UVA e UVB.
  • Uma opção para as pessoas que já usam óculos de grau são as lentes fotossensíveis, que têm o benefício de escurecerem a partir do contato com os raios UV, o que resulta em conforto e proteção UVA e UVB.
  • Como os raios UV estão presentes durante todo o ano com maior ou menor intensidade, é imprescindível cuidar dos olhos não só durante a exposição intensa ao sol. Por isso, optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos.
  • Alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Aqui, uma recomendação válida é incluir nas refeições de verão alimentos como ovos, cenouras e verduras verdes, assim como muita água, para garantir uma boa hidratação.
  • É muito importante aliar os óculos com proteção UVA e UVB ao uso de chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta.
  • Cuidado ao aplicar protetores solares na área ao redor dos olhos – estes produtos podem causar irritação química. Prefira os protetores em pó compacto para esta região.
Share