Pioneira em destacar e valorizar a beleza livre de estereótipos, a Natura lança nova campanha de verão que aposta na naturalidade de cada mulher e as estimula a se sentirem confortáveis neste período do ano em que o corpo fica mais à mostra. Desenvolvida pelas agências Africa e Salve, a campanha conta com filmes para TV, spot, mobiliário urbano e peças digitais.

“Dando seguimento ao ‘Viva sua beleza viva’, posicionamento que teve início de forma muito bem sucedida em 2016, a Natura queria apresentar uma campanha que sintetizasse o prazer dos dias de verão e estimulasse as mulheres a colocar a beleza para fora, livre de pudores em relação ao corpo, com toda a alegria que essa época traz. Acreditamos que é fundamental que as mulheres acreditem no poder da sua beleza e ficamos felizes em contribuir para isso. Para assinar essa ideia, escolhemos a nova linha Tododia Lima e Flor de laranjeira”, conta Denise Figueiredo, diretora de marca e consumidor da Natura.

A campanha desenvolvida pela Africa faz um convite para que todas as mulheres celebrem e aproveitem ao máximo a estação mais quente do ano. Um filme de 30″ já está no ar e traz o conceito “quando faz verão, toda beleza faz festa”. Para sustentação, há ainda spot em rádio, filme de 15″ e vinhetas de 7″ e 5″, além de mobiliário urbano nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.

“A idéia do conceito Toda Beleza faz verão é o de mostrar que esta época do ano não deve ser um momento de tensão para as mulheres, pelo contrário”, garante Aaron Sutton, que dividiu a direção criativa da campanha com Valdir Bianchi. “A gente imaginou uma grande celebração de todos os tipos de belezas. O filme tem esta idéia de libertação, de viver o verão na sua plenitude, uma celebração que termina num grande carnaval,” completa.

Já a Salve, agência do Grupo ABC, foi a responsável pela criação do conteúdo digital. Trabalhando contra a angústia de deixar o corpo sarado, magro, perfeito para ser exposto nos dias quentes de verão, a campanha reforçou a naturalidade de cada mulher. Por meio de metalinguagem e de artifícios clássicos de uma campanha de verão, de maneira transgressora, foi criada uma hashtag inclusiva, capaz de empoderar: #todabelezafazverão.

A campanha começa com um teste muito comum na timeline do Facebook: “Seu corpo está pronto para o verão?” Mas ao invés de seguir o roteiro básico, a única resposta é “sim”, reforçando que todo corpo está pronto para o verão. E quem dá a resposta são mulheres de corpos verdadeiros, fora dos padrões angustiantes da propaganda – uma mulher plus size e outra que tem vitiligo, por exemplo. As peças se apoiam nesta democracia do corpo.

“Eu sempre digo que apesar de estarmos criando ações de propaganda, algumas vezes é possível, através de uma mensagem bem colocada, tocar profundamente as pessoas. Foi um prazer observar a repercussão positiva deste tipo de campanha. Ouvir que alguém resolveu sair de casa e ir à praia de biquini amando o próprio corpo depois de fazer o nosso “teste” é bom demais. Esse foi o nosso Projeto Verão. Está sendo maravilhoso ouvir tantas histórias” conta James Scavone, Diretor de Criação e sócio da Salve.

A campanha digital rendeu recorde de compartilhamentos e grande qualidade nas interações com mulheres que admitiram ir à praia depois de ver a campanha. Além disso, foram milhares de curtidas nas respostas das próprias consumidoras, que contaram suas histórias em diversos posts. Outras mulheres estão sendo convidadas a participar de próximas etapas da campanha.

A previsão é que todas as peças permaneçam até a última semana de fevereiro.