‘Nota de Rodapé’ estreia nessa sexta-feira em São Paulo e Rio de Janeiro

Estreia nesta sexta-feira em São Paulo e Rio de Janeiro o filme israelense “Nota de Rodapé” (“Footnote”), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2011. Além disso, o longa-metragem foi o vencedor da categoria Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2011 e fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cinema de Telluride 2011, Festival Internacional de Cinema de Toronto 2011, Festival Internacional de Nova York de 2011 e AFI Fest de 2011 com ótima repercussão de crítica.

O filme conta a história de uma grande rivalidade entre pai e filho. Eliezer e Uriel Shkolnik são professores excêntricos, que dedicaram suas vidas ao estudo do Talmude. O pai, Eliezer, é um purista que não gosta do mundo acadêmico e que jamais foi reconhecido pelo seu trabalho. Mas, o seu filho Uriel é uma estrela em ascensão que gosta de ser reconhecido e bajulado.

Um dia, a situação muda de figura. Quando Eliezer sabe que vai receber o Prêmio Israel, uma grande honraria da vida acadêmica no país, sua vaidade e a necessidade desesperada de reconhecimento ficam expostas. Seu filho, Uriel, fica muito contente porque seu pai, finalmente, será reconhecido, mas, por uma irônica reviravolta, é obrigado a escolher entre a sua carreira e o apoio a seu pai. Será que ele vai sabotar a glória do seu pai